Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


Esta obra é a junção da teoria com as experiências práticas de diversos profissionais de saúde mental atuantes na área de Transtornos Alimentares sob a perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental. Com olhares voltados para todos os transtornos alimentares descritos no DSM-5, o livro aborda os transtornos mais comuns tais como anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar, trazendo questões tais como avaliação, conceitualização cognitiva, perspectivas transdiagnósticas, plano de tratamento e limitações  e dificuldades dos atendimentos. Outro transtorno abordado no livro é a Síndrome Alimentar Noturna (SAN), inserida recentemente no DSM-5, pois antes não era considerada transtorno alimentar.

Como forma de elucidar várias visões sobre os transtornos alimentares e diversas questões relacionadas à alimentação, o livro traz capítulos de profissionais tais como: Pediatra, para abordar questões da inserção alimentar desde a primeira infância, consta também de um capítulo abordando a visão da Nutricionista, capítulo este que traz um relato de sua experiência com a alimentação infantil. Além disso, apresentam-se capítulos que trazem a visão da Psiquiatria, da Neuropsicologia e da Medicina Integrativa.

Perpassando transtornos antes vistos como apenas delimitados à infância, o livro traz capítulos relacionados aos transtornos de Pica e Ruminação, Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo tanto na infância quando na adolescência, elucidados por dois estudos de caso baseados em evidências.

Por último, não menos importante, o livro apresenta questões relacionadas a aspectos da alimentação, que não se classificam como transtornos alimentares, mas são alvo da atenção do profissional da saúde mental, tanto por sua condição clínica, como é o caso da obesidade, e de questões relacionadas à cirurgia bariátrica, quando esta se faz necessária, tanto por sua questão obsessiva como é o caso da vigorexia e da ortorexia.

Questões relacionadas à família também são abordadas, até porque as famílias tornam-se peças fundamentais nos transtornos alimentares, tanto os ocorridos na infância, em que a criança precisa dos familiares tanto para aquisição de hábitos, quanto para mudança deles, bem como, os transtornos ocorridos na adultez ou na asdolescência, em que o acompanhamento familiar se mostra como um ponto crucial para a eficácia do tratamento.

Um dos recursos trazidos pelo livro é o uso do Mindfulness nos tratamentos de transtornos alimentares, com a apresentação de evidências para seu uso, através do qual os pacientes adquirem atitudes e comportamentos alimentares saudáveis, ​​apresentando aumento da eficácia do tratamento, pois quando se aumenta a atenção ao comportamento alimentar e se reduz a sensibilidade a pensamentos e emoções durante o consumo de alimentos, as escolhas alimentares ficam mais saudáveis.

Portanto, trata-se de um livro completo na medida em que abrange todos os transtornos alimentares, além de vários aspectos relacionados à alimentação, por meio de uma prática baseada em evidências, em que se apontam as melhores técnicas para serem utilizadas, baseadas em estudos empíricos, expertise do terapeuta e ancoragem teórica.


Compartilhe esta página!