Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


O que é stress pós-traumático?

Nós somos modificados constantemente, a cada experiência  sua personalidade vai se tornando mais complexa. Cada situação vivida, seja ela positiva ou negativa, deixa uma marca em sua psique e isso vai moldando sua forma de ser e a maneira como você reagirá diante das próximas situações.

Quando falamos em stress pós-traumático estamos falando das situações que deixaram marcas negativas. As marcas negativas são impressas de forma muito mais forte do que as positivas. Talvez pelo nosso instinto de sobrevivência, desenvolvido durante a evolução, fomos aprendendo a dar mais importância ao que pode nos causar danos. Isso fica muito evidente quando pedimos a alguém que fale das situações marcantes de sua infância, aquele que lembrar de muito mais situações negativas do que positivas terá maiores dificuldades emocionais ao longo da vida.

Geralmente o stress pós-traumático vem através de reações emocionais, físicas e psicológicas, após um período de tempo em que se passou por um período ou evento estressante, como um acidente, uma situação de luto, de estupro, ou até mesmo separações ou assaltos.

As situações que podem causar stress pós-traumático são todas aquelas que possam ser significativas para você. Há situações que seriam marcantes para a maioria das pessoas, como por exemplo, ser assaltado ou presenciar um acidente de transito com machucados muito graves. Mas há situações que te marcariam de uma forma especial, mas não marcaria outra pessoa. Por exemplo, ser ridicularizado pela própria professora em sala de aula por não saber uma resposta. É possível que algumas pessoas nem lembrem mais do corrido no dia seguinte, mas se você for uma pessoa mais sensível ao trato oferecido pelas outras pessoas, esse evento terá repercussões pelo resto da sua vida tornando-o fragilizado com muito mais facilidade cada vez que um chefe ou colega de trabalho menosprezar um relatório emitido por você.

Pode até ser que você não se lembre mais da situação original, mas perceberá suas consequências ao longo de toda vida (se não fizer nada para reverter estas marcas). Muitas vezes você pode reagir muito mal a coisas a ponto de a maioria das pessoas não entenderem porque você foi tão ríspido com tal pessoa, e talvez nem mesmo você entenda. Muitas vezes você dirá que não deu “química” com tal pessoa, mas esta química é determinada pela sua própria história de vida, se esta pessoa te lembrar, de alguma forma inconsciente, algum dano que outra pessoa de seu passado lhe causou, você reagirá muito mal a ela, mesmo que esteja sendo injusta e não perceber que sua reação foi automática.

Stress pós-traumático não é causado, necessariamente, por uma única situação. Uma situação repetida, mesmo que menos intensa, também causará fragilidade emocional. Um exemplo é o pai ausente emocionalmente.

Se eu lhe perguntar para uma pessoa, que teve um pai ausente emocionalmente, como foi a sua formatura, é possível que ela lembre em 1º lugar do olhar distante deste pai e só depois se lembre das pessoas queridas que foram lhe parabenizar. A ausência emocional deste pai causou um stress traumático.

Para curar stress traumático

1-Você deve tomar contato, a fim de trazer à consciência, todas as situações vividas que deixaram marcas tão profundas a ponto de influenciar sua vida e seus relacionamentos atuais. Você pode estar se privando de muita coisa boa na vida sem perceber que estas privações podem ser eliminadas.

2- Reestruturar internamente estas vivências. Dar um novo olhar, com maior maturidade, e percepção de sua força para enfrentar de modo positivo cada imagem interna que lhe assombra.

Um psicólogo, psicoterapeuta, terá as ferramentas para lhe acompanhar nesta jornada tão revigorante.

Fonte: www.marisapsicologa.com.br

Imagem: www.canva.com


Compartilhe esta página!