Tenho ouvido muito esta frase: “Quando a vida voltar ao normal….”
Seguido de uma série de complementos “…vou voltar para a academia”, “….vou emagrecer”, “…vou voltar a fazer um curso…”, “vou comprar algumas coisas”, “…vou retomar velhos projetos”.
Aí me questiono: “Mas a vida parou”? Continuamos acordando, trabalhando, fazendo nossas coisas, mesmo quando ficamos isolados dentro de casa, a vida não havia parado, havia muita coisa a se fazer que não parou, coisas que não foram canceladas. Nós não paramos e por isso, a vida continuou, diferente mas seguiu. Cada dia vivido, independente do que fazemos é um dia a mais….
Então quando falam em vida pós pandemia, fico me questionando, pois a vida continuou e continuará, talvez viveremos de forma diferente, mais solidários, mais humanos, mais generosos, e assim espero. Mas a vida não parou, então que possamos continuar sonhando, fazendo planos, aproveitando com parcimônia, do jeito que é possível, pois sempre terão alternativas para quem tiver disposto a encontra-las.
Que possamos corrigir nossos pensamentos do “e se…”, para “eu posso”. A vida é um sopro, e a espera por um tempo que não se sabe quando chegará não favorece aqueles que querem viver e aproveitar cada momento.
Cada vez mais temos a certeza de que não temos controle sobre nada, então que possamos controlar o dia de hoje.