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Este artigo apresenta uma pesquisa que avaliou os efeitos da preparação psicológica pré-cirúrgica sobre o estresse e a ansiedade de crianças submetidas a cirurgias eletivas, utilizando-se de três programas distintos de preparação e um grupo de controle. A pesquisa foi realizada com 80 participantes, divididos em quatro grupos, usuários de um Hospital infantil e utilizou-se a Escala de Stress Infantil (ESI) e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-C). Realizaram-se três etapas distintas: a) aplicação da ESI e do IDATE-C antes da preparação, no dia anterior a cirurgia; b) a preparação propriamente dita; e c) a reaplicação da ESI e do IDATE-C, depois da preparação. Os resultados mostraram que há significativa redução do nível de estresse e da ansiedade, embora não tenha havido diferença estatística significativa quanto ao tipo de programa utilizado. Discute-se que há implicações práticas para o atendimento psicológico das crianças em situação pré-cirúrgica e limitações consideradas quando se pesquisa esta área da psicologia. Conclui-se que o preparo psicológico pré-cirúrgico é efetivo, independente da metodologia utilizada.

Palavras-chave: preparação psicológica, estresse pré-cirúrgico, ansiedade pré-cirúrgica e cirurgia na infância

Para acessar o artigo completo segue o link:

https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MUD/article/view/9556


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