Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


O brincar é a linguagem essencial da infância! É universal, instintivo, espontâneo, e livre! Quem brinca, já aprendeu, como diz Paulo Freire.

Desta maneira, ajuda a criança a se desenvolver por completo – física, psíquica, cultural e socialmente.

Brincar envolve as emoções, pois a criança aprende a lidar com as frustrações, faz perguntas existenciais, organiza seu mundo e estrutura a vida, bem como, expressa as inquietações.

Brincar envolve as habilidades motoras, pois ela adquire noção de espaço, tamanho, lateralidade, equilíbrio e destreza.

Brincar envolve habilidades sociais, pois a criança interage, desenvolve e aceita regras, negocia, dialoga, coopera, e se vê como pertencente a um grupo.

Também desenvolve habilidades cognitivas, pois a criança pesquisa, estabelece conexões, resolve problemas, cria e inova.

Ainda desenvolve habilidades culturais, pois segue o modelo dos adultos, estrutura as relações, aprende as tradições de sua cultura.

Além de todos os aspectos englobados acima, tem-se que o brincar é muito útil em situações adversas, para que a criança elabore o que acontece com ela, fique o mais próximo possível de crianças em situação normal e interaja saudavelmente com os demais, como no caso de hospitalizações e cirurgias. Ademais, pais que veem seus filhos brincando, sentem-se confortáveis em presenciar o comportamento tão associado à saúde e normalidade.

Brinque com suas crianças e incentive o brincar.

 

 


Compartilhe esta página!