O presente artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa que utiliza o desenho para avaliar o stress de crianças em situação pré-cirúrgica. Para isso considera o conteúdo dos desenhos investigados através da técnica de desenho-história. A pesquisa é realizada com 30 participantes, divididos em dois grupos, usuários de um Hospital infantil, e utiliza-se a técnica do desenho-história. O procedimento compreende três etapas: a) a aplicação do desenho-história no dia anterior a cirurgia; b) preparação psicológica, em ambos os grupos, submetidos a diferentes programas de preparação e c) reaplicação da instrução sobre o desenho-história, no dia da cirurgia e após a preparação. Os resultados mostram que ambos os Programas de preparação são eficazes na diminuição do estresse pré-cirúrgico independente do programa utilizado. Pode-se constatar que houve redução de modo geral, no estresse, e em seus tipos de reações avaliados, tais como sentimento de inferioridade, abandono e insegurança.
Este artigo completo você encontra em:
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=94624915010