Quando nasce um bebê prematuro e/ou com alguma condição que necessite de hospitalização há impacto emocional em pais, irmãos e demais familiares. Este é um aspecto consolidado na literatura, bem como vivenciado diariamente na prática de psicólogos hospitalares. Irmãos mais velhos sofrem, muitas vezes, a impossibilidade de conhecer este irmão que geralmente está em uma UTI Neonatal, bem como a ausência dos pais que permanecem com o bebê no hospital. Além disso, a hospitalização do bebê e os conceitos que a compõem são temáticas complexas para assimilação do irmão dependendo do estágio do desenvolvimento cognitivo e emocional dele.
Por meio da prática em psicologia hospitalar, da viabilização da visita de irmãos menores de 12 anos aos bebês hospitalizados na UTI Neonatal e da escuta diária das angústias de pais, relatando alterações comportamentais daqueles filhos que estão em casa, criou-se este livro infantil que aborda a temática do nascimento de um irmão que necessita ficar hospitalizado. O livro destaca os sentimentos que os irmãos mais velhos vivenciam nesse período. Deste modo, acredita-se que esse livro pode ser utilizado com crianças a partir de 3 anos, tanto pelos pais como pelos profissionais de saúde na instituição hospitalar (psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais), escola e em outros ambientes oferecendo recursos para que a criança e a família possam expressar e assimilar suas experiências.
O livro foi publicado pela Editora Juruá, e é de autoria de Juliane Gequelin Rosa, Daniela Schmidt da Nova Alves Garcia de Sá e Camilla Volpato Broering