Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


Geração Vitrine
O que vivemos hoje?
Fazendo uma retrospectiva, a variedade e possibilidade de opções que temos em todos os sentidos é enorme.
Houve um tempo em que não se tinha opções:
1) Em relacionamentos, a possibilidade de se encontrar alguém era na cidade em que se morava, havia alguém legal, as pessoas se gostavam e pimba: casavam; Por outro lado, hoje a possibilidade de se encontrar alguém é enorme, é um tal de Tinder, de Happn, onde você passa o dedo e tem-se a possibilidade de conhecer alguém do outro lado do mundo, teclar, stalkear, e quiçá, se conhecer! É a geração vitrine, geração que precisa poder escolher, precisa ter várias opções, que pode até já estar com alguém, mas frente a facilidade de exposições, quando se dá conta, larga a pessoa porque afinal a “grama do vizinho pode ser mais verde”, ou seja, a vitrine mostra uma infinidade e inquietante quantidade de possibilidades, trazendo a vontade de escolher!
2) Em compras, a possibilidade de se fazer compras era nas lojas em horários comerciais. Ia na loja, gostava, pedia um desconto e pimba: comprava e saía feliz e saltitante com a sacola; Por outro lado, hoje a possibilidade de se fazer compras é enorme, são 24 horas, múltiplos e infinitos apps, sites, e-commerce. É a geração vitrine mais uma vez passando o dedo, “esse eu gosto”, “esse eu não gosto”. Geração que precisa escolher, mesmo sem precisar escolher, tem várias cores, várias peças, mas….”aquele outro site parece ser mais legal e vou olhar lá também”,e o que eu tenho parece que já não serve mais, afinal, tem tantas outras opções né? Eis mais uma vez a vontade de escolher na vitrine, sem necessariamente precisar. E aqui estendo para alimentos, entregas e tals.
3) Em profissionais, procurava-se um contato na lista telefônica, ou recebia-se indicação de alguém, telefonava-se em horário comercial, e marcava uma consulta ou atendimento, ou seja lá o que fosse; Por outro lado, novamente a grande possibilidade de perfis profissionais, sites, e por aí vai…É a geração vitrine mais uma vez passando o dedo e perdendo horas. “Esse é mais legal”, “Esse tem mais seguidores”, “Esse sempre responde”, “São 3h da manhã vou mandar mensagem mesmo assim”. É mais uma vez a vontade de escolher na vitrine sem precisar, em que o que mais conta é o mais apresentável.
4) Dentre tantas outras coisas que poderia citar aqui…..
É uma nova geração com certeza, e não digo que está errada ou certa, afinal é uma geração que se adaptou aos nossos tempos. Apenas reflexões sobre o imediatismo, as urgências, a impaciência, as escolhas e preferências de uma geração que tem muitos itens na vitrine.

Compartilhe esta página!