Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


A professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Camilla Volpato Broering, lançou um jogo de tabuleiro para auxiliar no tratamento dos distúrbios do sono para crianças com idade entre 4 e 10 anos.

De acordo com o Departamento Científico de Medicina do Sono da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) cerca de 20% a 30% das crianças apresentam despertares noturnos frequentes e dificuldade de dormir. 

O objetivo do recurso terapêutico Dorminhoco é ensinar ações de higiene do sono para auxiliar a criança a ter um sono reparador. O jogo é composto por um tabuleiro para dois jogadores em que cada casa apresenta um desafio ou uma tarefa a ser cumprida pela criança.

“As alterações da capacidade de dormir adequadamente na infância aumentam o risco do surgimento de diversas modificações metabólicas e comportamentais que podem promover o desenvolvimento de déficits de atenção, distúrbios do humor, ganho ou diminuição significativa de peso e alterações do neurodesenvolvimento. Os distúrbios de sono são comuns na infância, mas preveníveis e tratáveis. A ideia desse jogo é justamente ser um apoio para as famílias onde a criança só quer dormir na cama dos pais, necessita de equipamentos eletrônicos para dormir ou faz birra na hora de ir para a cama”, explica a professora.

O recurso terapêutico foi desenvolvido em parceria com a egressa de Psicologia da Univali, Jackeline Montibeller. O jogo poder ser adquirido no site www.terapiacriativa.com.br


Compartilhe esta página!