Um pouco de ciúme é comum em qualquer relação, em especial na amorosa e em geral tem a ver com medos e inseguranças que todos podem sentir. Ciúmes dos amigos, dos antigos amores, dos interesses que não envolvem o namoro. Porém quando esse sentimento torna-se presente demais, ele corre o risco de ser prejudicial para o namoro e complicar a vida do casal.
Existem homens que reagem muito mal à presença de um grande amigo na vida da namorada (ou mulheres que não conseguem lidar com o histórico amoroso dos seus pares). Aquele com quem ela compartilha detalhes da sua intimidade, medos, anseios, alegrias, etc. A pessoa com quem ela já construiu uma longa história e possui uma forte intimidade.
Muitos homens – os mais machistas – acreditam que não pode existir uma relação verdadeira de amizade entre um homem e uma mulher, e que no fundo existe um interesse camuflado. Porém, existem muitas amizades verdadeiras e importantes sem qualquer outro tipo de interesse por nenhum dos lados.
Ainda assim é uma área que precisa ser cuidada pelos dois para que não gere conflitos e ressentimentos desnecessários. Tanto o homem quanto a mulher podem ajudar para que uma amizade acrescente, ao invés de diminuir, basta que os dois tenham bom senso e respeito. O que cada um pode fazer?
A namorada precisa cuidar para não exagerar nas horas que dedica a essa amizade, afinal existe outra pessoa na sua vida, escolhida por ela, e que precisa se sentir importante e valorizada. Se tudo que você faz parece ser mais legal com seu amigo, então seu namorado se sentirá diminuído na sua vida. Não converse ou compartilhe só com seu amigo. Seu namorado pode ser o seu grande companheiro, disposto a ouvir, trocar e participar do seu dia a dia. Seu amigo (sendo realmente seu amigo) irá entender esse novo cenário e dará mais espaço para você viver o seu namoro. O mesmo acontecerá com ele quando encontrar uma namorada.
Já o namorado pode também ter certos cuidados para não exagerar no ciúme. Lembrar que a amizade já existia antes da sua chegada (então é natural que eles tenham assuntos em comum, histórias e experiências compartilhadas). Uma dica interessante é tentar conhecê-lo bem, marcar programas que os aproximem e com o tempo podem também virar amigos. Evite competir e saiba que cada um tem o seu lugar garantido; ele não é um rival e tampouco um inimigo. Mantenha sempre uma conversa franca e honesta com sua namorada. Se algo em sua atitude o incomodar, não guarde, converse e a ajude a ver onde ela pode mudar.
O principal é que confiem um no outro. Se ela não deu nenhum motivo para você se sentir inseguro ou desconfiar da sua fidelidade, confie nela. Geralmente os fantasmas são criados pela gente, então não fique nutrindo fantasias sem sentido. Cuide de seus medos e de sua autoestima, permita sentir-se seguro e fortalecido. Se vocês escolheram estar juntos é porque se amam e são importantes na vida um do outro. Não comece a enxergar ameaça por todos os lados, senão você não conseguirá curtir o que a relação tem de melhor!
Porém, quando nestes relacionamentos não houver limites, é bom repensar os relacionamentos e se necessário procurar auxílio profissional, para identificar onde estão os reforçadores das referidas relações.
fonte: www.parperfeito.com.br