Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


Você sabe identificar quando seu relacionamento chegou ao fim?

 1) Quando se identifica que um casamento chegou ao fim?

Quando acaba de vez a possibilidade de dialogo. Quando o dialogo é substituído pela agressão. Quando não há mais empatia, ou seja um não consegue perceber o sentimento do outro, ele pode conseguir nomear, dizer que o outro sente raiva ou solidão, mas não se comove, este sofrimento não o mobiliza. Quando estar só é melhor do que estar com o parceiro.  Quando um dos dois já estiver envolvido emocional e romanticamente com outra pessoa  há mais de três meses e o único sentimento que mantém pelo antigo par é de dó, pena e preocupãção em como será a vida do parceiro sem você.

 2) Até que ponto dá para lutar por um relacionamento estável e qual é o momento de desistir?

Enquanto um perceber que o amor do outro pode ser resgatado, mesmo que em pequenos momentos, há alguma esperança de que o dialogo volte a acontecer com intenção de reconciliação. Quando você não se imagina recomeçando sua vida com outra pessoa também é um fator importante.

 3) Existem casamentos perfeitos?

 Existem pessoas que acreditam que seus casamentos sejam perfeitos, não são, mas mesmo assim estes casamentos podem ser eternos pois a fantasia é um alimento muito mais poderoso do que a realidade. Para manter-se ao lado de alguém por toda uma vida é preciso de algo mágico, pois a realidade é bastante dura e quanto mais focamos nesta dureza menos temos vontade de continuar.

 4) Quais hábitos do dia a dia podem tornar um casamento divertido e saudável?

 Novidades!  Nunca deixe cair na rotina. Não precisa de nada sensacional todos os dias, pimenta demais também enjoa, mas buscar novas conversas, novos passeios, novos interesses. Teste novas comidas, mesmo que dê errado e ninguém aprecie o novo sabor, ainda assim foi mais interessante do manter o velho conhecido. Tente novos estilos de roupa.

5) Por que dizem que os filhos atrapalham a relação?

 Filhos demandam muita atenção e energia. É preciso muita maturidade para que o filho agregue. Não é fácil impor todo um esforço para que o filho pare de jogar comida na parede e em seguida sorrir agradavelmente a parceiro. Filho não atrapalha casamento, mas ele põe a prova de que o filho é responsabilidade dos dois, e que é saudável para um filho ver seus pais se amando, pois ao verem seus pais brigando, crescerão com a idéia de que relacionamentos não são bons. É melhor ver os pais separados e felizes do que juntos e infelizes, não conseguindo passar felicidade para seus filhos, e além disso, atribuir a eles futuramente a responsabilidade pelo fato de seus pais terem sido infelizes, permanecendo num casamento devido a eles. É uma culpa injusta para os filhos carregarem.

Fonte: www.marisapsicologa.com.br


Compartilhe esta página!