Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


O psicopata tende a ser muito ciumento. É possessivo. E como tem muita gente que confunde ciúmes com amor, acaba se deixando levar, acha que se o outro está tão preocupado, se fica ligando pra saber onde você está, com quem, que horas volta, e você acaba achando que isso só pode ser amor. Aí você se encanta com a pessoa. “olha como ele me ama”. Ama nada, ele é possessivo. E sentimento de posse é muito diferente de amor.
Vejam bem, nem todo psicopata é um assassino. Mas que tem uma maldade dentro deles que envena quem está por perto, isso tem. Sabe aquela pessoa que te suga, te deixa até fraco, sem resistência? Ele é craque nisso. Se faz de vítima, você fica com dó dele. Mas vamos e venhamos, ele é simpático, é charmoso, mas é manipulador.
E tem dois extremos… ou é a pessoa que nunca tem dinheiro pra nada e se bobear você acaba pagando todas as contas dele, ou ele é muito bem sucedido financeiramente. É bem sucedido porque sabe levar todo mundo no bico.
O psicopata não admite que errou. A culpa é sempre do outro. E faz as pessoas se sentirem culpadas. Se você convive com um psicopata, sem saber que é esse o perfil dele, é possível que você já tenha se redimido de muita coisa que você não fez. Ele te convence que foi você que o provocou, que foi você que errou, que você só dá mancada.
No ambiente de trabalho ele costuma ser muito simpático, é amigo de todo mundo. Mas não leva muito tempo ele chama alguém de canto e começa a soltar boatos, começa a falar das pessoas, ele tem certeza que fulano é falso, que está roubando a empresa, mas ele é o bonzinho, ele quer o bem da empresa e dos amigos, mas é ele que está espalhando esses boatos, falsos.
Se você falar algo íntimo seu, se cuida! Porque ele pode usar a sua  informação, aquela que você contou em confidência, ele usa contra você mesmo. Ele pode manipular você! Aliás, a manipulação é uma característica marcante deste perfil.
O psicopata sabe ser agressivo, e não tem remorso. Diz coisas absolutamente cortantes, e continuam se achando cheios de razão. Ele quer tudo de você, você vai dando, porque ele é tão charmoso, carente, te elogia tanto, você se sente tão valorizada (o) perto dele, mas tente um dia negar alguma coisa! é problema na certa!
De acordo com o DSM-5 a psicopatia, ou sociopatia, ou ainda, transtorno de personalidade antissocial, não é uma doença mental, e sim, um Transtorno de Personalidade, que não tem cura, e para tanto, nenhum remédio específico.
Procure ajuda de um profissional que poderá lhe orientar em como lidar com um psicopata, e até mesmo trabalhar pensamentos e crenças do próprio psicopata para amenizar o quadro.

Compartilhe esta página!