Primeiro do gênero voltado para a população infantojuvenil em língua portuguesa, este livro apresenta diferentes modelos de conceitualização e formulação de casos para os problemas mais prevalentes na psicoterapia de crianças e adolescentes. Ao fornecer ao leitor uma análise aprofundada das variáveis envolvidas, das estratégias e das considerações necessárias para realizar a conceitualização de caso – uma ferramenta fundamental na psicoterapia, pois determina a seleção das intervenções mais eficazes, adequadas, empíricas e validadas teoricamente para cada paciente –, o resultado é uma obra abrangente, completa e carregada de recursos para terapeutas de todos os níveis de treinamento e expertise clínica.
Como formular casos na infância e na adolescência: da terapia cognitivo-comportamental às terapias contextuais
reúne renomados e experientes autores das mais diferentes áreas e apresenta modelos explicativos úteis tanto a partir das terapias cognitivas quanto das terapias contextuais.
Os leitores terão a oportunidade de contar com apoio empiricamente sustentado em quase todo o espectro de quadros que podem aparecer no consultório:
• problemas de comportamento
• luto e perdas
• divórcio dos pais
• dependência tecnológica
• transtornos do neurodesenvolvimento (como transtorno do espectro autista [TEA] e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade [TDAH])
• transtornos alimentares
• transtornos depressivos
• transtornos de ansiedade
• transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
• transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
• transtorno por uso de substâncias (TUS)
• transtorno da personalidade borderline (TBP)
• transtornos de eliminação