1. Antes de achar-se uma pessoa incompreendida, tente compreender aqueles que estão a sua volta.
2. Nunca deixe de ser verdadeiro consigo mesmo. Se as pessoas discordam de suas idéias ou de seu estilo de vida, o problema é delas, não seu.
3. As pessoas anseiam por reconhecimento. Se você optar por ver o lado positivo delas e as elogiar quando for adequado, elas se sentirão lisonjeadas, e você também sairá ganhando com isso.
4. Um relacionamento é como um pregão da bolsa: tanto pode estar em alta como em baixa. É ilusão achar que possa ser estável. Por isso, vale a pena se reciclar sempre, para manter a ‘eletricidade’ da relação.
5. Os relacionamentos são uma via de mão dupla: para conviverem bem, as duas partes têm de ceder em alguns momentos. Um meio-caminho para o fim de um namoro ou casamento é quando só um dos parceiros impõe sua vontade.
6. Quando sentimentos negativos são reprimidos, sentimentos positivos ficam reprimidos também e isso pode causa indiferença e até por a relação a perder.
7. Lembre-se de que os homens e mulheres são seres com profundas diferenças no modo de pensar e agir. As chances de sucesso numa relação são muito maiores quanso se sabe interpretar os sinais emitidos pelo parceiro.
8. Os pais dão cada vez mais autonomia aos seus filhos, mas é preciso ensiná-los a assumir responsabilidades que decorrem dessa liberdade. por exemplo: delegando-lhes tarefas na administração da casa.
9. Um bom pai não é necessariamente o que convive com os filhos o tempo inteiro, e sim aquele que não se faz ausente nos momentos críticos. Uma boa metáfora é que os filhos são como carros de corrida e os pais, uma espécie de pit stop onde eles se abastecem.
10. Dizer ás pessoas que elas estão erradas é uma ótima maneira de conquistar inimigos. Admitir que você está errado pode ser uma boa maneira de começar uma amizade.
Fonte: Trechos de livros de John Gray, Içami Tiba, Tania Zagury, Jo-Ellan Dimitrius, Andrew Matthews, Dale Carnegie.
Imagem: www.canva.com