Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


 O vitiligo é um tipo de dermatose que caracteriza-se por uma despigmentação na cor da pele.De origem ainda não completamente conhecida, estudos apontam que vários fatores podem ser desencadeantes da doença, entre eles o fator emocional, traumas e queimaduras (inclusive solar).Alguns estudos apontam a presença de um grande estresse emocional ocorrido pouco antes do início da doença.Ainda hoje, é muito difícil e complexo determinar exatamente o fator desencadeante do vitiligo, mas a correlação estabelecida por alguns pacientes com estresse emocional é muito sugestiva. O estresse aumenta os níveis de hormônios neuroendócrinos e de neurotransmissores autônomos, o que altera o sistema imune e ativa regiões específicas do cérebro ricas em neuropeptídeos, modificando os níveis destes e favorecendo sua liberação antidrômica na pele. Isso poderia responder pelo início do vitiligo em algumas pessoas.
As pessoas reagem as circuntâncias da vida de acordo com suas interpretações e crenças,seguindo este raciocínio, algumas não teriam mecanismos para lidar de forma adequada com o estresse e tantas outras emoções represadas e mal solucionadas ao longo da vida, gerando doenças (exceto as genéticas).
Por não representar grande ameaça física, nem tampouco sintomas que fisicamente “causem prejuízo” acaba por ser considerada “apenas” um problema estético.Há uma desvalorização do prejuízo causado ao lado emocional e psicológico quando da descoberta e manifestações desta doença. As pessoas são acometidas por uma grande ansiedade e medo por não conhecerem as reais dimensões desta doença e pelo que ainda está por vir. Quando a despigmentação passa a ser mais evidente, são tomadas também por um sentimento de vergonha, reações de evitações, limitações e por final ocorre um comprometimento da qualidade de vida do paciente.
Algumas pessoas quando se descobrem com vitiligo, muitas vezes, isolam-se, deixam de sair com os amigos, e em casos mais graves abandonam o trabalho, enfim, condenam-se a uma prisão domiciliar e evidentemente entram em depressão.E isto não é muito difícil de se compreender, pois, em um mundo onde a aparência física é muito valorizada e, não raras vezes, porta de entrada para promoções ou conquistas de um emprego melhor, realmente é muito difícil aceitar tais manifestações; isto sem falar no lado afetivo e nas relações amorosas. Indubitavelmente esta doença compromete totalmente a auto-estima das pessoas.
Considerando estes fatores, torna-se indispensável o acompanhamento psicológico do paciente com vitiligo, seja para conseguir lidar com as dificuldades desta nova realidade, seja para previnir uma potencial depressão ou ainda visando o melhor aproveitamento do tratamento.
Sejam quais forem as novas realidades que vida apresenta a cada ser humano, existe sempre uma forma menos catastrófica e mais realista de enfrentar as limitações da vida. Entretanto, é preciso aprender a aceitar e conviver com tais modificações e nem sempre é possível conseguir isto sem ajuda. Cada vez se fala mais em reações de pele relacionadas a problemas emocionais e a terapia cognitivo-comportamental vem a trazer um suporte para lidar com situações adversas e evitar as cosnequencias que tais situações podem causar, e se for o caso, minimizar também o sofrimento daqueles que porventura estejam acometidos pelo problema. Cada vez mais comum os congressos na área de Psicodermatologia que trazem casos em que o vitiligo foi resolvido com terapia. Uma paciente em meu consultório há dias atrás trouxe o fato de que sabe exatamente quando saiu cada mancha branca em sua pele.  A primeira delas, quando sofreu uma tentativa de estupro por um taxista. e por aí afora, cada situação estressante demais para ela provocava uma mancha. Deste modo, problemas no emprego, namoro, casamento e afins….podem causar reações na pele, dependendo da forma como as pessoas lidam com isso.


Compartilhe esta página!