Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


Você sabia que a tão falada tensão pré-menstrual (TPM) é considerada um transtorno mental?

O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) hoje aceita pelo DSM-5 como um dos transtornos depressivos, atinge entre 3 a 8% das mulheres em idade reprodutiva. É responsável por alterações de humor e comportamento expressivas e incapacitantes. Esse problema causa sintomas físicos, cognitivos e psicológicos relacionados às oscilações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. Pode-se dizer que é causado por uma alteração genética nos receptores de serotonina — neurotransmissor que regula o humor, o sono, o apetite e a dor. Quando os níveis dessa substância estão baixos no organismo, a pessoa apresenta reações emocionais acentuadas e desproporcionais aos estímulos externos.

Os sintomas aparecem entre 2 a 10 dias antes da menstruação e começam a desaparecer poucos dias após o início do fluxo menstrual. É diagnosticado quando esse quadro se repete por, pelo menos, dois ciclos menstruais consecutivos,  e leva a crer que traz prejuízos à vida profissional, familiar ou amorosa da mulher. Os principais sintomas do TDPM são: irritabilidade; humor deprimido; ansiedade; pensamentos autodepreciativos; instabilidade emocional; dificuldade de concentração; falta de interesse em atividades habituais; fadiga, apetite descontrolado; problemas para dormir; dor de cabeça e inchaço no corpo.

Em quadros leves, indica-se a terapia cognitivo-comportamental, a qual tem bons resultados e ajuda a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da mulher. Também indica-se nestes casos, uma alimentação balanceada, ingestão de água e  a prática regular de atividades físicas.

Fonte: DSM-5

Image: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/mulher”>Mulher foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

 


Compartilhe esta página!