Em se tratando de diagnósticos, sempre uma coisinha ou outra deixam na dúvida. Quando se lê no DSM é claro o que cada um é, mas clinicamente se misturam e fica difícil o diagnóstico diferencial, pois acabam se mesclando e se confundindo. A pessoa ansiosa pode apresentar dificuldades de atenção, assim, como quem tem déficit de atenção também pode ter dificuldades de se organizar, de se planejar, com as funções executivas, bem como, também pode ter ansiedade associada, ou ficar angustiado, agoniado por não conseguir cumprir suas demandas.
Tem alguns aspectos a serem observados: a base do Transtorno de Ansiedade é uma tensão expectante sobre algo que ainda não aconteceu: a viagem, a aula, o curso, o projeto, e por aí vai….Enxerga-se tudo com uma lupa. O que demora para fazer causa uma angústia, antecipa sua ação para evitar sofrimento, ou seja, é aquela pessoa antecipadora. O TDAH é uma miopia do tempo, ou seja, se enxerga ao longe, depois de amanhã ainda tem muito tempo…ele vai procrastinando e deixando para depois. Ele é o procrastinador, e se angustia por não ter cumprido o que se propõe, pois deixa tudo para última hora.
Em relação a contas a pagar, o ansioso antecipa o pagamento, paga antes mesmo sabendo que ainda tem tempo, já o TDAH tem o dinheiro mas não é o dia de pagar, então ele deixa pra depois e no dia certo não paga, pois esquece, e quando se dá conta não terá mais o dinheiro. O ansioso chega sempre antes a seus compromissos e se incomoda quando se atrasa, o TDAH normalmente se atrasa, mas não se incomoda muito com isso.
O diagnóstico nem sempre é fácil, então fica algumas dicas de como proceder nestes casos para entender melhor e ter um diagnóstico mais preciso.
Na dúvida procure um profissional para lhe auxiliar.
Images: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo”>Fundo foto criado por freepic.diller – br.freepik.com</a>