Terapia de Sessão Única
A suposição de que a psicoterapia sempre deve ser de longo prazo tem sido desafiada repetidas vezes ao longo dos últimos vinte e cinco anos. Infelizmente, às vezes a Terapia de Sessão Única tem sido associada, para alguns terapeutas, à busca por “lucro”, à “superficialidade” e à “baixa qualidade”.
A terapia de sessão única define-se como uma reunião entre um psicólogo e um paciente sem sessões anteriores ou subsequentes, podendo ser repetida dentro de um ano. Destina-se a problemas específicos e parte do princípio de que não precisa saber de tudo para ser útil. É necessário ter foco e muito objetividade, não há tempo a perder e sim, solução a ser encontrada.
Cabe ao paciente decidir se vai querer ser paciente de sessão única ou fará as sessões usuais, pois muitas vezes uma pequena mudança é o suficiente. Nota-se que um grande número de pessoas pode se beneficiar de uma sessão única. E se for necessário mais consultas, poderão ser combinadas, mas o intuito é fazer o paciente perceber que a mudança é possível. Espera-se que a pessoa seja ativa e o psicólogo esteja disposto a trabalhar duro. Verdadeiramente um trabalho em equipe preciso e que o paciente necessita estar consciente disso.
Se você é aquela pessoa que não tem tempo a perder para resolver seu problema, quer focar no objetivo, é um estratégia que pode auxiliar no entendimento do que está acontecendo com você e definir mudanças em sua vida.