Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


Muitas transições passamos ao longo de nossas vidas, e dentre elas, esta a transição escolar, seja a mudança do pré-escolar para o Ensino Fundamental, ou a troca propriamente dita, de uma escola para outra. A troca de escolas, seja no início do ano escolar ou no meio dele, nem sempre é vista com tranquilidade. Na maior parte das vezes é permeada por muita ansiedade.

Muitos pais ficam ansiosos e inseguros neste processo, e tentam buscar estratégias para lidar com esta situação. Muitos mudam a criança de escola rapidamente, sem pensar muito, de forma brusca, e não conversam com a criança sobre isso,  emuitas vezes, não conversam nem entre eles. Outros, por sua vez, estendem este processo de modo a ir várias vezes na escola escolhida, fazer várias visitas, conversar muito, até que a mudança se consolide. Deste modo, o processo se torna muito longo e estressante. O ideal é que toda transição seja feita de forma gradual, dentro de um determinado tempo e que permita à criança e à família, que eles se apropriem da ideia de mudança ( deixar para trás algo que já passou), quanto se aproprie deste ambiente, no qual ela será inserida.

Muitas vezes essa ansiedade é sentida pelo fato de a criança falar que vai sentir falta dos colegas ou da professora. É comum até mesmo, a criança falar que quer mudar de escola, mas mesmo assim, afirmar que vai sentir falta da professora. Muitas vezes isso é visto negativamente pelos pais, que consideram ser este sentimento, negativo. No entanto, ele é positivo, visto que mostra que a criança constrói bons vínculos. Este é um fator super saudável, pois a criança mostra que é capaz de construir vínculos.

Outra preocupação dos pais, com crianças de 6 a 7 anos, é o que eles chamam de “regressão”, que é apresentar comportamentos considerados mais infantis do que aqueles que as crianças já haviam alcançado, conforme opinião dos pais. Voltam a usar chupeta, utilizam a fala de forma mais infantilizada, fazem xixi na cama e podem buscar objetos, os quais já haviam deixado. Alguns professores veem isso como negativo, mas  é um sinal positivo, visto que a criança está procurando recursos, dentro de suas competências para lidar com esta transição. Os adultos também fazem isso quando precisam se adaptar a uma nova situação, eles voltam a um estágio anterior, para tentar uma adaptação.

No caso de transições escolares, seja pelo motivo que for, é indicado até mesmo que se permita à criança, levar um objeto que ela goste, até ela se ambientar e se sentir segura nesse espaço novo.

 


Compartilhe esta página!