Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


Infelizmente atualmente, na educação dos filhos, o erro mais comum tem sido confundir a disciplina com punição. Segundo o psiquiatra Daniel Siegel, os adultos hoje em dia não têm a menor ideia de como educar uma criança.

Os pais do mundo moderno estão muito ocupados, têm pouco tempo disponível e esperam que os filhos se comportem bem. Só que isso não ocorre de uma hora para outra. Há necessidade de os pais tentarem saber o que se passa na cabeça das crianças. Não apenas lidar com o mau comportamento em si. Nos Estados Unidos a palavra disciplina tem sido associada à punição. Quando os pais pensam que deveriam disciplinar seus filhos, logo entendem que deveriam puni-los quando algo esta errado. É um equivoco. Não é certo punir as crianças e ponto. Deveriam ensinar, agir como bons professores. O professor na escola não briga quando a criança não entende um certo exercício correto? Ele procura formas de entender a maneira como a criança entendeu e encontrar outras para explicar.

Deste modo, percebe-se que falta paciência. E é dessa habilidade que eles precisam. Os pais devem estreitar seus laços com seus filhos, desenvolver a habilidade de percebê-los, entender sentimentos  e memórias de crianças e adolescentes, e não somente reagir  a uma malcriação qualquer, por mais agressiva, deslocada e irritante que seja. É preciso tentar entender os filhos.

E como sempre, saber que corrigir não é falta de amor, e sim, presença dele; que limites são necessários; que limites não traumatizam, que disciplina precisa existir porque precisa, e não como forma de punir.

 


Compartilhe esta página!