Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


Estes dias ao atender eu meu consultório uma criança com falta de limites por parte dos pais, ouvi o seguinte questionamento: “Mas se ele ficar muito bonzinho, se não puder fazer mais nada não vai ficar traumatizado!” Muitos pais erram na educação dos filhos justamente por isso, medo que o filho não irá gostar de ouvir um ´não´, ou eu que irá ficar traumatizado!   No entanto, uma coisa é certa: Se não é os pais que vão dizer o ‘não’ com amor, quem irá dizer é a vida, e não será com tanto amor e cuidado.

Cada vez que os pais cedem a um capricho, os filhos entendem que fazer uma birra, manha ou choro, será a ferramenta adequada para se conseguir algo! E sempre farão a mesma birra, porque ela dá certo. Deste modo, os pais ficam nas mãos de seus filhos. “Ah, mas se eu não fizer o que ele pede, ele vai fazer uma gritaria”. E  a orientação é: “Deixa gritar”. Gritam justamente porque sabem que os pais têm medo do grito e vão acabar cedendo. No mesmo instante que perceberem que o grito não vai surtir efeito, verão que a ferramenta não adianta mais, e cessarão o uso da mesma em poucos dias.

As crianças precisam de limites, e isso implica em dizer vários “nãos”, em mostrar o que pode e o que não pode, o que é certo e o que é errado. Uma criança sem limites tende  a ficar mais ansiosa e insegura, pois fica muito “solta”, faz o que quer, e não tem maturidade para saber o que é melhor para si. A criança que sente que os pais se preocupam, que aconselham, orientam, falam não, tem a certeza de que alguém esta com e por ela, para lhe amparar e lhe guiar nos caminhos considerados corretos por seus pais. Saber disso não traumatiza ninguém, pelo contrário, torna as crianças mais tranquilas e seguras no decorrer de sua vida.

Na dúvida procure auxílio profissional.


Compartilhe esta página!