Sabe aquelas pessoas “chatas” para comer, que querem saber como o alimento foi feito, se a cenoura foi cortada em rodelas ou ralada, se o tomate foi feito em panela de ferro ou inox, se o alimento foi feito na mesma panela de outro, e por ai vai?
Então, esta preocupação excessiva com alimentação saudável (seleção e preparo dos alimentos), tem nome e chama-se ORTOREXIA;
As pessoas acometidas por este transtorno, ingerem apenas alimentos orgânicos ou funcionais, porém, não têm preocupação ou receio de ganhar peso.
Apesar de não ser reconhecida como doença, possui traços de obsessão, pois muitas vezes, as pessoas perdem um tempão fazendo perguntas sobre o modo de preparo dos alimentos. Quando é num restaurante esta situação fica bastante constrangedora.
A pessoa tem uma sensação de inundar o organismo com substâncias tóxicas, impuras e perigosas, e deste modo, aplicam-se regras alimentares cada vez mais restritivas e essa obsessão acaba prejudicando a vida social.
Caso você se identifique, procure auxílio de um profissional. A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental procura avaliar pensamentos associados à alimentação, que por sua vez, causam comportamentos disfuncionais.