Estes dias atendi um paciente que trouxe como principal queixa, a existência de mau hálito. Sem muito esforço dá pra entender que o mau hálito realmente pode causar um tamanho desconforto que pode incorrer em transtornos psicológicos, tais como depressão, ansiedade e outros.
Contudo, ao fazer um levantamento sobre as causas do mau hálito, qual não foi minha surpresa ao descobrir que não só o mau hálito causa transtornos psicológicos, como também, o mau hálito pode ter causas psicológicas.
Além de ser psicológico, ele é muito mais comum do que você imagina. Segundo a dentista Ana Kolbe “aproximadamente 20% dos pacientes que nos procuram pensam que tem halitose, mas na verdade não tem. O paciente pode associar atitudes como coçar o nariz, ao fato de estarem com mau hálito. Só que eles esquecem que aproximadamente 40% da população é portadora de rinite alérgica e coça o nariz constantemente por isso. A halitose pode levar, em alguns casos, a alucinação olfativa, fazendo com que eles realmente achem que sentem o mau hálito. Muitos desses casos precisam de ajuda psicológica ou até psiquiátrica.
É bom esclarecer algumas dúvidas em relação a isso!
Nem sempre o mau hálito tem a ver com higienização bucal falha
Muitos pacientes podem ficar preocupados que podem ser interpretados como sendo desleixados e descuidados. Isso também pode gerar ansiedade e queda de autoestima, o que leva a comportamentos de esquiva e isolamento social.
Existem vários outros motivos que podem causar a halitose que vão desde ingestão de medicamentos até maus hábitos alimentares. Normalmente, quando a pessoa percebe que tem halitose, intensifica ainda mais seus cuidados com a higiene bucal na tentativa de acabar com o problema. “Fazendo isso, alguns usam muita força durante a escovação, escovam os dentes muitas vezes ao dia e ainda usam escovas duras para tentar melhorar os resultados. Com isso, acabam causando outros problemas, como a retração gengival, que intensifica o mau hálito”, diz Ana Kolbe.
Menos de 10% dos casos de halitose são causados por problemas estomacais
Para a especialista, esse número deve ser ainda menor. “ Nós temos vários sistemas de segurança em nosso organismo para que os odores da fermentação dos alimentos que ocorrem no estômago não retornem para a boca. Se fosse assim, tudo que comeríamos deixaria cheiro na boca como leite azedo, peixe e etc.”, diz Ana.
Halitose pode causar depressão
A halitose mexe com a autoestima, a auto confiança, causa bulliyng e discriminação social e profissional podendo levar o paciente ao isolamento, depressão e até tentativa de suicídio. Nestes casos em específico, entra o trabalho do psicólogo, para trabalhar com o paciente a culpa, as causas e os melhores tratamentos.
Prisão de ventre pode causar mau hálito
A prisão de ventre pode sim ser responsável pelo mau hálito. Isso acontece porque os gases produzidos no intestino (pelas bactérias proteolíticas) através da fermentação dos alimentos (e das flatulências comuns desse mal) acabam sendo absorvidos pela corrente sanguínea e levados até o pulmão onde são eliminados pelas vias respiratórias, explicando assim a origem desse tipo de halitose.
Pessoas estressadas têm mais propensão para ter mau hálito
O estresse causa uma redução da produção de saliva, pois a atividade das glândulas salivares depende, entre outros fatores, do equilíbrio do Sistema Nervoso Central, que fica instável em situações de nervosismo. O estresse é uma das causas mais frequentes de halitose e vem sendo responsável pelo aumento do numero de portadores de halitose no mundo.
Mesmo que você não sinta, você pode estar com mau hálito
A fadiga olfativa é quando o nariz se acostuma com o cheiro exalado da boca e passa a não mais detectá-lo como mau cheiroso. Por isso, é possível sim que você tenha halitose e não tenha percebido.
Mais que um problema dentário, pode-se notar que muito problemas podem causar ou estar associados ao mau hálito.