É corriqueiro nos consultórios de Psicologia, os pacientes procurarem ajuda por não saberem dizer não. Eles concordam quando queriam discordar e aceitam o que não querem aceitar. Em psicologia a gente diz que estas pessoas têm dificuldade de autoafirmação e não são assertivas.
As situações são as mais diversas: compram coisas que não querem porque não conseguem falar não para o vendedor. Não conseguem provar uma roupa e sair da loja sem comprar nada. Ou então se compraram alguma coisa com defeito, elas“engolem” esse defeito e não devolvem. E no cinema, sabe aquele chato que fica batendo na sua cadeira ou falando alto? Quem não sabe falar não, também não é capaz de pedir para essas pessoas respeitarem seu espaço. E os amigos? Esses amigos que pedem coisas que você não quer fazer, aí para não perder o amigo, para não se indispor, ou seja, você não sabe falar não e acaba fazendo cada favor para os outros, cada coisa sem sentido, você vai na casa do ex dele pedir um DVD de volta, coisa que você sabe que não devia fazer, que não quer fazer mas não consegue falar não. E convites do chefe, aquela festinha chata, você só vai para marcar presença, nem é tão importante assim, ele nem percebe que você esteve lá, mas você não conseguiu dizer não, não foi assertivo.
E assim segue, ou seja, você “engole sapos” porque não consegue se colocar. Deixa gente furar a fila na sua frente, tudo por medo de dizer “não fure a fila”. Agora e por quê? Porque tem gente que é assim, que não fala não nem quando está sendo prejudicado? Porque eles têm dificuldade em assumir o que pensam? O medo de ser mal compreendido é maior. O medo de ser rejeitado, isso pesa muito. Medo de ser criticado, de não agradar. Tem gente que assume compromissos com quem não tem a menor afinidade só por medo de ficar sozinho, ou de magoar os outros.
Com a baixa assertividade, o medo maior é da pessoa ser vista pelo outro como sem graça, como desinteressante. Essas pessoas não estão percebendo o mal que estão fazendo para elas mesmas, ou até percebem, mas simplesmente continuam assim porque não sabem como mudar. Os pensamentos e crenças que se formam nestas situações são autodestrutivos. Cada vontade de dizer não vem acompanhada de uma série de pensamentos do tipo: “nunca mais vão me convidar”, “vão me odiar”, “serei mal visto”, e por aí vai.
A Terapia Comportamental é prática, o paciente é treinado pra ter novos comportamentos e dentre estes, o saber dizer não. Enquanto a pessoa não mudar ela vai achar que ela tem que dizer sempre sim, porque para ela, isso garante que ela nunca seja criticada por ninguém. Vai ter aprovação sempre. Mas a gente sabe que isso não é verdade, pois quem diz sim para tudo nem sempre é bem visto. Essas pessoas não conseguem perceber que podem dizer não e ainda assim serem admiradas pelo outro. Elas acham que é tudo ou nada. Se elas negarem um favor para o outro, esse outro vai riscá-las do mapa. É por isso que essas pessoas precisam de um novo aprendizado. Precisam de orientação, para conseguir mudar essas atitudes.
A Terapia Comportamental é importante para você se conhecer e se melhorar. É um momento seu, no qual você tem liberdade de falar do que te aflige e com o conforto do sigilo profissional.