Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


A resposta correta é não. Não temos como substituir ou corrigir pensamentos o tempo todo.
Temos de 30.000 a 70.000 pensamentos por dia e tentar corrigir todos seria um trabalho hercúleo, até porque tem-se que pacientes com TOC têm aproximadamente 40.000 pensamentos distorcidos auto-centrados por dia. Já pensou corrigir todos os pensamentos?
Todos esses pensamentos continuarão acontecendo. Porém, são só pensamentos.
Nosso grande objetivo é a flexibilização, pois o objetivo da TCC é um raciocínio baseado em evidências, e existem pensamentos com evidências e pensamentos sem evidências. Pensamentos distorcidos são aqueles que não têm evidências. Há questão é “Quanto eu tenho de evidências que confirmam ou desconfirmam o meu pensamento?”. E aí entramos no processo de descobrir quais outras interpretações possíveis. Todos os pensamentos podem ter sua validade, e podem coexistir, então, a grande sacada é a flexibilidade cognitiva que deve ser trabalhada. Temos a tendência de sermos buscadores de verdades absolutas, e elas não existem.
Num raciocínio baseado em evidências a verdade é sempre historicamente ancorada, culturalmente ancorada, momentânea e parcial, ou seja, não existem pensamentos verdadeiros ou não.
Flexibilização cognitiva não necessariamente tem a ver com mudar minha forma de pensar ou substituir um pensamento. Em geral, o objetivo é aceitá-lo, validá-lo, e depois, flexibilizá-lo.
“Ok, este pensamento existe mas é só um pensamento, então eu poderia pensar de outra forma”.


Compartilhe esta página!