Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


Muitos pais têm utilizado a tecnologia para ocupar seus filhos enquanto realizam seus afazeres, pois muitas crianças hoje em dia não sabem esperar a comida ficar pronta, a fila do brinquedo andar, os pais conversarem ou qualquer outra coisa porque ficam chorando.

Como solução, os pais entregam aparelhos eletrônicos para evitar que os filhos fiquem irritados.

Isso é ruim! As crianças aprendem a não ter paciência. Ensine as crianças a ter paciência. Ensine a esperar. Elas só aprenderão esperando.

Uma criança que tem suas vontades realizadas de imediato após uma birra, apenas para evitar a frustração dos pais, repetirá aquela birra sempre, justamente por saber o funcionamento dos pais e já ter feito tantas outras vezes antes. Não desenvolverá outras habilidades para realizar suas vontades ou simplesmente saber esperar e lidar com a realidade de que nem tudo é como queremos.

Na dificuldade do dia a dia, a criança começa a chorar, e os pais logo encontram uma maneira para acalmá-la. Entregam-lhe um celular com jogos, e por aí vai. E esta maneira a longo prazo, pode ser prejudicial. Crianças sem paciência, se tornam inseguras, ansiosas e com pouca habilidade para lidar com seus problemas.

O ideal é inserir as crianças nas atividades, utilizar os momentos de espera para conversar, cantar e fazer brincadeiras, que não se faz mais.

Muito interessante, filhas meninas com vontade de ajudar as mães a prender as roupas no varal ou lavar calçada. Ou os meninos, querendo ajudar seus pais a lavar o carro. Ao invés de reclamar de falta de tempo para fazer suas coisas e de não conseguir fazer porque o filho não deixa, e por isso, o tablet ajuda….peça ao seu filho para lhe ajudar. Pode ser que ele experimente atividades nunca antes realizadas.


Compartilhe esta página!