Itapema
Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema Psicologa em Itapema


O Psicólogo na Pediatria tem papel fundamental para que a internação, seja ela seguida de cirurgia ou não, seja sentida de maneira menos invasiva, visto que será trabalhado com o emocional da criança, que se sente exposta não só pela doença, como também pelo profissional, que a apalpa, injeta, corta, subtrai esperanças, cria restrições ou dita normas.

No hospital, a submissão a repetidos procedimentos dolorosos é referida pelas crianças como um dos aspectos mais difíceis de sua internação ou enfermidade, e não raro, ocorrem respostas de stress, como choro, grito ou tensão muscular. O psicólogo então, poderá utilizar recursos com o objetivo de aumentar as habilidades de enfrentamento das crianças, reduzindo-se assim suas percepções de dor e seus níveis de stress.

Sabe-se que os momentos que antecedem a cirurgia são vivenciados pelo paciente com medo, medo este frente ao desconhecido, e que é a principal causa da insegurança e da ansiedade do paciente pré-cirúrgico. Ele teme a morte, a anestesia, o procedimento em si, a recuperação. Para tentar obter controle sobre a ansiedade e o medo, o paciente pré-cirúrgico lança mão de algumas estratégias, como: depositar confiança na equipe de saúde; crenças religiosas; a desqualificação dos sentimentos; controlar o pensamento; ter sempre a companhia de alguém conhecido.

Uma das maneiras de lidar com a situação é fornecer a informação! O objetivo da informação é promover a possibilidade de manejar os eventos antecipando-os e compreendendo os objetivos, o significado e propósito deles, além de corrigir o que não ficou claro. O jogo DE AVENTAL NO HOSPITAL vem com este propósito de informar a criança sobre o que se passará com ela, e instrumentalizá-la a enfrentar a situação.

Neste sentido, é salutar considerar as consequências positivas do preparo psicológico para cirurgia eletiva de crianças hospitalizadas, e enfatizar que intervenções deste gênero sejam igualmente realizadas com os pais, que também se encontram vulneráveis e inseguros frente à situação de hospitalização da criança.

Para maiores informações e para adquiri-lo entre em contato conosco!

14349001_1544562362236030_82509691_n


Compartilhe esta página!